Neste artigo · 11 partes
No domingo, 22 de novembro de 2026, a Igreja celebra a solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo, e com ela fecha o ano litúrgico. Uma semana depois começa o Advento.
É uma festa jovem. Bento XVI a chamou de «uma festa instituída recentemente, mas que tem contudo profundas raízes bíblicas e teológicas» (Angelus de 22 de novembro de 2009). Tem autor e documento, mudou de lugar em 1969 e carrega um título que se presta a mal-entendido. Cada afirmação abaixo vem com o texto de onde saiu.
Quando é a solenidade de Cristo Rei em 2026?
Em 2026, no domingo, 22 de novembro. A solenidade ocupa o lugar do 34º domingo do Tempo Comum e não tem data fixa: é sempre o domingo anterior ao 1º Domingo do Advento. Como o Advento começa entre 27 de novembro e 3 de dezembro, Cristo Rei cai sempre entre 20 e 26 de novembro. O grau é o de solenidade, o mais alto do calendário (o que isso muda na Missa está em solenidade, festa e memória), e a cor é o branco.
As datas de 2026 a 2030
| Ano | Cristo Rei | Leituras do ano | 1º Domingo do Advento |
|---|---|---|---|
| 2026 | 22 de novembro | A | 29 de novembro |
| 2027 | 21 de novembro | B | 28 de novembro |
| 2028 | 26 de novembro | C | 3 de dezembro |
| 2029 | 25 de novembro | A | 2 de dezembro |
| 2030 | 24 de novembro | B | 1º de dezembro |
As datas seguem a regra que o calendário do Sagrada Tradição usa: Cristo Rei é o domingo anterior ao 1º do Advento, que é o quarto domingo antes do Natal.
Por que Pio XI criou a festa de Cristo Rei?
A festa nasceu da encíclica Quas Primas, de Pio XI, de 11 de dezembro de 1925. Não há versão portuguesa no site da Santa Sé: as traduções abaixo são nossas, feitas do latim, e a numeração dos parágrafos, que o original não tem, é a da versão inglesa.
O ano era Ano Santo e coincidia com o 16º centenário do Concílio de Niceia, que afirmou o Filho consubstancial ao Pai: é sobre essa verdade, diz o Papa, que se apoia o império de Cristo sobre todos os povos (nn. 5 e 27). Muitos cardeais, bispos e fiéis tinham pedido a festa (n. 6).
O motivo de fundo é um diagnóstico, que Pio XI já fizera na primeira encíclica, a Ubi arcano, de 1922: a paz de Cristo se busca no reino de Cristo (n. 1). Agora ele dá nome ao mal:
Chamamos peste da nossa época o laicismo, como lhe chamam, com os seus erros e os seus nefandos intentos.Pio XI, Quas Primas, n. 24 (tradução nossa)
E descreve as etapas: negou-se o império de Cristo sobre as nações e o direito da Igreja de ensinar; a religião de Cristo foi igualada às falsas e submetida ao poder civil; houve Estados que julgaram poder passar sem Deus (n. 24).
Por que uma festa, e não só uma encíclica?
A resposta não foi apenas um documento. Foi uma data no calendário, e Pio XI explica a escolha numa passagem que vale para qualquer festa:
Para instruir o povo nas coisas da fé […], as celebrações anuais dos sagrados mistérios têm muito mais eficácia do que quaisquer documentos do magistério eclesiástico, mesmo os mais graves; porque estes chegam, as mais das vezes, a poucos e aos mais instruídos, aquelas comovem e ensinam todos os fiéis; estes falam uma vez, aquelas todos os anos e, por assim dizer, para sempre.Pio XI, Quas Primas, n. 21 (tradução nossa)
Sobre o que uma encíclica é, e o que ela obriga, há um artigo à parte.
Por que a festa era no último domingo de outubro?
A instituição está no n. 28, em fórmula jurídica:
Por isso, com a Nossa autoridade apostólica, instituímos a festa de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei, a celebrar-se todos os anos, em toda a terra, no último domingo do mês de outubro, isto é, no domingo que precede imediatamente a festa de Todos os Santos.Pio XI, Quas Primas, n. 28 (tradução nossa)
O mesmo número manda renovar nesse dia a consagração do gênero humano ao Sagrado Coração de Jesus. O laço sobreviveu: o Manual das Indulgências (4ª edição, 1999) concede indulgência plenária a quem, na solenidade, recitar publicamente o ato de consagração do gênero humano a Jesus Cristo Rei (concessão 2), nas condições explicadas no artigo sobre o que é uma indulgência.
O domingo, explica o número seguinte, permite ao povo, livre do trabalho, dar a Cristo um testemunho público. E o fim de outubro:
Pareceu-Nos muito mais apto do que os outros o último domingo de outubro, em que quase se encerra o curso do ano litúrgico: assim, os mistérios da vida de Jesus Cristo comemorados ao longo do ano recebem da solenidade de Cristo Rei como que o seu remate e coroamento, e, antes de celebrarmos a glória de Todos os Santos, proclama-se e exalta-se a glória d’Aquele que triunfa em todos os Santos e eleitos.Pio XI, Quas Primas, n. 29 (tradução nossa)
Vale reparar no “quase”: em 1925, entre o fim de outubro e o Advento, o ano litúrgico ainda tinha quatro ou cinco semanas pela frente. A Congregação dos Ritos aprovou o Ofício e a Missa da festa em 12 de dezembro de 1925, «sob o rito duplex de primeira classe» (AAS 17, p. 668), o grau mais alto da classificação de então. A festa nunca precisou subir de posto: nasceu no topo.
O que mudou na festa de Cristo Rei em 1969?
Em 14 de fevereiro de 1969, Paulo VI aprovou, pela carta apostólica Mysterii Paschalis, as novas Normas Universais sobre o Ano Litúrgico e o novo Calendário Romano Geral, em vigor a partir de 1º de janeiro de 1970. A carta não menciona Cristo Rei: a mudança está no calendário que ela aprova. As Normas dizem que o domingo, por natureza, não recebe celebração fixa, e abrem quatro exceções. Uma delas é esta: «o último domingo do ano litúrgico é a solenidade de Cristo Rei» (n. 6, lido na tradução inglesa publicada em 1970 pelos bispos dos Estados Unidos). No calendário, o grau passou a se chamar solenidade, o nome que a reforma deu ao degrau mais alto.
Em português, a Santa Sé intitula hoje a celebração Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo (assim na homilia de Francisco de 23 de novembro de 2014). A expressão não é nova: “Rei do universo” (universorum Rex) já estava na coleta e no prefácio de 1925 (AAS 17, pp. 666 e 668). Uma ressalva: a tradução de 1970 que lemos ainda diz apenas “Christ the King”, e não encontramos o ato que fixou o título atual.
As orações mudaram de acento
A oração sobre as oferendas é, na substância, a de 1925: pede que o Filho conceda a todos os povos os dons da unidade e da paz. A coleta conserva a primeira metade e troca o pedido. Em 1925:
Deus eterno e todo-poderoso, que quisestes restaurar todas as coisas em vosso amado Filho, Rei do universo, concedei propício que todas as famílias dos povos, desagregadas pela ferida do pecado, se submetam ao seu suavíssimo império.Coleta de 1925, AAS 17, p. 666 (tradução nossa)
Na tradução que a CNBB publica hoje, o pedido é que «todas as criaturas, libertas da escravidão, sirvam à vossa majestade e vos glorifiquem sem cessar». E na oração depois da comunhão, quem em 1925 se gloriava de «militar sob as bandeiras de Cristo Rei» (tradução nossa) hoje se gloria de «obedecer aos mandamentos de Cristo, Rei do universo».
A frase central do prefácio ficou: o reino de Cristo é «reino de verdade e de vida, reino de santidade e de graça, reino de justiça, de amor e de paz», como Francisco a citou em 2014, com as mesmas palavras do latim de 1925.
Por que Cristo Rei é o último domingo do ano litúrgico?
Bento XVI resumiu a história: instituída por Pio XI em 1925, a solenidade, depois do Concílio Vaticano II, «foi inserida na conclusão do ano litúrgico» (Angelus de 21 de novembro de 2010). Francisco explicou o que essa posição quer dizer:
A solenidade de Jesus Cristo Rei do universo, que celebramos hoje, é colocada no fim do ano litúrgico e recorda que a vida da criação não progride por acaso, mas procede rumo a uma meta final: a manifestação definitiva de Cristo, Senhor da história e de toda a criação.Francisco, Angelus de 25 de novembro de 2018
O Catecismo dá a chave: o reino de Cristo, «já presente na sua Igreja», ainda não está acabado «em poder e glória» (n. 671). É o que São Paulo diz na segunda leitura do ano A:
Depois será o fim, quando (Cristo) tiver entregado o reino a Deus Pai, quando tiver destruído todo o principado, dominação e poder.1Cor 15,24, tradução Matos Soares
A festa já não coroa só um ciclo de celebrações: aponta para o fim da história. E no domingo seguinte o Advento recomeça o ano com a mesma espera, porque é também o tempo em que a memória da primeira vinda volta os ânimos para a segunda, no fim dos tempos (Normas, n. 39). O ano litúrgico de ponta a ponta está neste artigo.
O comentário oficial que acompanhou o calendário de 1969 é muito citado por explicar a mudança por esse sentido escatológico; não conseguimos lê-lo no original, e por isso não o citamos.
A festa de Cristo Rei ainda é celebrada em outubro?
Nas comunidades que celebram com o Missal de 1962, sim. A edição típica desse Missal, declarada pela Congregação dos Ritos em 23 de junho de 1962, segue o código de rubricas aprovado por João XXIII em 1960, que manda celebrar a festa «no último domingo do mês de outubro» (n. 17), como festa de I classe e com os textos da Missa de 1925. Em 2026, essa celebração cai em 25 de outubro.
A data de 1925 liga Cristo Rei a Todos os Santos, como Pio XI explicou; a de 1969, ao fim do ano e da história.
O que significa dizer que Cristo é Rei?
A Quas Primas distingue dois sentidos. No figurado, Cristo reina nas inteligências, porque é a Verdade, nas vontades e nos corações (n. 7). Mas há um sentido próprio:
Ninguém deixa de ver que o nome e o poder de rei, no sentido próprio da palavra, se devem atribuir a Cristo enquanto homem; pois só enquanto homem se pode dizer que recebeu do Pai o poder, a honra e o reino.Pio XI, Quas Primas, n. 7 (tradução nossa)
O fundamento é duplo: a união da natureza divina e da humana na pessoa do Verbo, e a redenção, que dá a Cristo sobre nós um direito «não só de natureza, mas também adquirido» (n. 13).
Diante de Pilatos, Jesus não recusa o título, mas o desloca:
O meu reino não é deste mundo; se o meu reino fosse deste mundo, certamente os meus ministros se haviam de esforçar para que eu não fosse entregue aos Judeus; mas o meu reino não é daqui.Jo 18,36, tradução Matos Soares
O Catecismo tira a consequência: o verdadeiro sentido da realeza de Jesus «só se manifestou do cimo da cruz» (n. 440). E a estende aos batizados, que participam da função real de Cristo: «Cristo, Rei e Senhor do universo, fez-Se o servo de todos», e «para o cristão, “reinar é servi-Lo”» (n. 786).
A realeza de Cristo é um projeto político?
Não, e a própria encíclica que criou a festa diz por quê. O reino de Cristo é «de modo principal, espiritual» e «opõe-se unicamente ao reino de Satanás e ao poder das trevas» (n. 15). E mais:
Contudo, enquanto viveu na terra, absteve-se inteiramente de exercer esse domínio e, assim como então desprezou a posse e a administração das coisas humanas, assim as deixou a quem as possuía, e as deixa ainda hoje.Pio XI, Quas Primas, n. 17 (tradução nossa)
A honestidade pede o outro lado. O mesmo número começa dizendo que «erraria gravemente» quem negasse a Cristo homem todo poder sobre as coisas civis, e o n. 32 espera que a festa recorde aos governantes o dever de honrar publicamente a Cristo. O Catecismo conserva essa doutrina: a Igreja manifesta «a realeza de Cristo sobre toda a criação, e em particular sobre as sociedades humanas» (n. 2105, que remete em nota à Quas Primas). Mas a põe ao lado da liberdade religiosa, «que em matéria religiosa ninguém seja forçado a agir contra a própria consciência» (n. 2106), e da distinção entre a Igreja e o poder político:
A Igreja que, em virtude da sua função e competência, de modo algum se confunde com a comunidade política, […] é, ao mesmo tempo, sinal e salvaguarda do carácter transcendente da pessoa humana.Catecismo da Igreja Católica, n. 2245
Bento XVI disse o mesmo em dois Angelus: «Jesus rejeitou o título de rei quando ele tinha o significado político» (2008); «Este Reino da Graça nunca se impõe, e respeita sempre a nossa liberdade» (2009). O que a realeza de Cristo pede da vida pública é matéria da doutrina social, de que tratamos em outro artigo.
Quais são as leituras da solenidade de Cristo Rei?
As leituras seguem o ciclo dominical; em 2026, ano A, valem as da primeira coluna.
| Ano A (2026, 2029) | Ano B (2027, 2030) | Ano C (2028) | |
|---|---|---|---|
| 1ª leitura | Ez 34,11-12.15-17 | Dn 7,13-14 | 2Sm 5,1-3 |
| Salmo | Sl 22(23) | Sl 92(93) | Sl 121(122) |
| 2ª leitura | 1Cor 15,20-26.28 | Ap 1,5-8 | Cl 1,12-20 |
| Evangelho | Mt 25,31-46 | Jo 18,33b-37 | Lc 23,35-43 |
No salmo, o primeiro número é o da Vulgata, que a Matos Soares segue (é dela que vêm todas as citações bíblicas deste texto); o segundo, o da Bíblia hebraica. Na semana da festa, as leituras de cada dia estão também na Liturgia Diária do site.
No ano A, o Rei é o pastor que procura a ovelha perdida (Ez 34) e o juiz que separa as ovelhas dos cabritos (Mt 25). No ano B, o Filho do homem que recebe um reino indestrutível (Dn 7) e confessa a Pilatos que é rei (Jo 18). No ano C, Davi, a quem o Senhor dissera «Tu apascentarás o meu povo de Israel» (2Sm 5,2), e o crucificado que abre o paraíso a um ladrão (Lc 23). Duas leituras da Missa de 1925 continuam no lecionário: Colossenses 1,12-20, no ano C, e o diálogo com Pilatos de João 18,33-37, no ano B (hoje a partir do meio do versículo 33).
Para 2026, o versículo que decide o Evangelho é este:
O Rei, respondendo, lhes dirá: Na verdade vos digo que todas as vezes que vós fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, a mim o fizestes.Mt 25,40, tradução Matos Soares
Por que Cristo Rei é o Dia dos Leigos no Brasil?
No Brasil, esse domingo é também o Dia Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas, celebrado desde 1991 no último domingo do ano litúrgico, segundo a CNBB. A proposta de cada ano vem do Conselho Nacional do Laicato do Brasil, e a Comissão Episcopal para o Laicato da CNBB convida as comunidades a celebrá-lo.
É iniciativa pastoral da Igreja no Brasil, não norma litúrgica: as leituras e as orações continuam as da solenidade. O vínculo tem apoio no Catecismo, que ensina que todo o povo de Deus participa das três funções de Cristo, sacerdote, profeta e rei (n. 783).
O que fica da festa
Pio XI fechou a encíclica pedindo que Cristo reinasse na inteligência, na vontade, no coração e no corpo de cada fiel (n. 33). O Credo de todo domingo afirma o resto: e o seu reino não terá fim. Entre um e outro, o Evangelho de 2026 mostra onde esse Rei se deixa encontrar.
No aplicativo Sagrada Tradição, a Liturgia Diária de 22 de novembro traz as leituras do ano A e as três orações próprias da Missa, para quem quiser compará-las com as de 1925. A Catena Aurea reúne os Padres da Igreja sobre o Evangelho do dia, versículo a versículo; o Catecismo inteiro traz os números citados; e a Novena de Cristo Rei acompanha os nove dias que antecedem a festa. Tudo sem depender de rede.
Fontes (19)
- Pio XI, Carta Encíclica Quas Primas (11 de dezembro de 1925), texto latino A Santa Sé não publica a encíclica em português: todas as citações são tradução nossa, feita do latim. O original não numera os parágrafos; usamos a numeração da versão inglesa abaixo.
- Pius XI, Quas Primas, versão inglesa no site da Santa Sé Fonte da numeração de 1 a 34 e da conferência das nossas traduções, junto com as versões espanhola e francesa, que numeram de outro modo (1 a 35 e 1 a 22).
- Acta Apostolicae Sedis 17 (1925): a encíclica (pp. 593 a 610) e o Ofício e a Missa da festa (pp. 655 a 668) Texto oficial latino. Daqui vêm o decreto da Congregação dos Ritos de 12 de dezembro de 1925, o grau duplex de primeira classe e as orações de 1925 comparadas no texto, em tradução nossa.
- Paulo VI, Carta Apostólica Mysterii Paschalis (14 de fevereiro de 1969) Aprova as Normas Universais e o novo Calendário Romano Geral, com vigor a partir de 1º de janeiro de 1970. Não menciona Cristo Rei pelo nome.
- Roman Calendar: General Norms for the Liturgical Year and the Calendar (United States Catholic Conference, 1970) Tradução inglesa do calendário de 1969, com o decreto da Congregação dos Ritos de 21 de março de 1969. Dela vêm os nn. 6 e 39 das Normas, o primeiro citado em tradução nossa, e o grau de solenidade no calendário.
- Rubricae Breviarii et Missalis Romani (1960), em Acta Apostolicae Sedis 52 (1960) O código de rubricas de João XXIII: o n. 17 e o calendário que mantêm a festa no último domingo de outubro.
- Missale Romanum, editio typica de 1962 (cópia digital) Não é publicação da Santa Sé em linha. Lido para conferir o decreto de 23 de junho de 1962, a rubrica n. 17, o calendário e os textos da Missa de Cristo Rei nessa edição.
- Catecismo da Igreja Católica, nn. 440 e 671 Edição portuguesa no site da Santa Sé, em grafia de Portugal (cimo), preservada nas citações. O mesmo vale para as entradas abaixo.
- Catecismo da Igreja Católica, nn. 783 e 786 A participação dos fiéis na função real de Cristo.
- Catecismo da Igreja Católica, nn. 2105 e 2106 A realeza de Cristo sobre as sociedades e a liberdade religiosa. A nota 29 do n. 2105 remete à Quas Primas.
- Catecismo da Igreja Católica, n. 2245 A Igreja não se confunde com a comunidade política (citando a Gaudium et spes, 76). Grafia lusitana preservada (carácter).
- Bento XVI, Angelus de 23 de novembro de 2008 Jesus e o título de rei em sentido político.
- Bento XVI, Angelus de 22 de novembro de 2009 A festa recente de raízes antigas, e o reino que não se impõe.
- Bento XVI, Angelus de 21 de novembro de 2010 A instituição em 1925 e a passagem para o fim do ano litúrgico depois do Concílio.
- Francisco, Angelus de 25 de novembro de 2018 O sentido da festa no fim do ano litúrgico.
- Francisco, Homilia da Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo (23 de novembro de 2014) O título da solenidade em português e a citação do prefácio.
- Enchiridion indulgentiarum, 4ª edição (Penitenciaria Apostólica, 1999), concessão 2 Edição digital do texto latino. A indulgência ligada ao ato de consagração do gênero humano a Jesus Cristo Rei, na solenidade que o Manual chama D. N. Iesu Christi Universorum Regis.
- CNBB, Celebra-se hoje o Dia Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas (22 de novembro de 2015) A data no último domingo do ano litúrgico e a celebração desde 1991.
- CNBB, Comissão para o Laicato motiva celebração do Dia Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas (22 de novembro de 2024) A proposta do Conselho Nacional do Laicato do Brasil e o convite da Comissão Episcopal para o Laicato.